segunda-feira, 21 de maio de 2012

liberte-se

olá galera!, eu venho hoje na véspera do meu aniversário para fazer uma postagem meio de utilidade publica... diferente do que faço de costume, ela é direcionada a todos que se identificarem. vou falar dos nossos desenhistas, e do meu ponto de vista relacionado a alguns problemas que ocorrem com muitos deles, inclusive alguns admito ter acontecido comigo.
 vejo uma época em que muitos estão se esforçando cheios de sonhos e objetivos na cabeça, muitos dizem ter o objetivo de serem profissionais, apoio isso, todos nós temos que seguir nossos objetivos, e nos esforçar até alcança-los. Mas não podemos nos iludir ao ponto de esquecer da realidade, todos nós que desenhamos temos que reconhecer que somos fracos ainda, no meu caso, todos dizem que meu traço é bom... mas eu vejo minhas limitações e sei que ainda falta isso e aquilo para que eu consiga estar mais próximo de ser um profissional,por isso continuo desenhando, para me aperfeiçoar, mas sabe qual o maior motivo para eu continuar? o gosto que tenho por desenhar.
não digo amor pelo mangá, não tenho e nunca tive uma paixão cega por desenhar paginas e levar historias para frente, entendam. estou falando de mim aqui. Não tenho amor cego, ,mas gosto muito de desenhar, e de criar historias, então juntar esses dois gostos, não seria uma escolha ruim... por isso desenho e já desenhei mangá.
 mas as vezes sinto que não quero me prender a isso, como todos que desenham mangá, comecei desenhando os meus heróis dos animes, que até hoje gosto muito, mas isso foi a muito tempo, hoje em dia compreendo mais sobre por que gosto de desenhar, e por que desenho. algo que ninguém foge é sua expressão no desenho, querendo ou não, seu desenho é como sua caligrafia mesmo que copie algo de alguém, seu verdadeiro eu estará presente naqueles traços, o desenho se analisado corretamente revela características da sua personalidade que são depositados ali inconscientemente... percebi isso por conta própria e depois fui pesquisar sobre isso, e vi que realmente é comprovado cientificamente, por isso, em testes psicológicos para empresas e nos testes para auto-escola, eles pedem para que você desenhe, eles não vão avaliar sua criatividade, mas seu traço em si... podemos perceber isso em profissionais do mangá...vejamos alguns exemplos...

Eiichiro Oda:
como podem ver do lado, ai está Eiichiro Oda em sua mesa de desenho, ele não é lá muito organizado... porem parece estar completamente emergido no que está fazendo, não é organizado mas é concentrado, sem falar que seus freetalks nos mangás deixam claro que ele é muito "doidão".

isso pode ser visto também em seus desenhos.
muitos elementos espalhados, mas nada se confunde
e a forma como ele desenha os personagens, é bem maluca.








Taito kubo:
Taito kubo, gosta de ser diferente, sempre com seus óculos escuros e seu cabelo tingido, mas tem problemas de personalidade, com o peso, e depressão...também é uma pessoa profunda, pois sempre deixa poesias e frases profundas em seus mangás, isso revela que ele é uma pessoa sentimental...
podemos perceber em seus desenhos, seus personagens sempre estão bem vestidos, mas poucas vezes com um sorriso verdadeiro no rosto, como os do oda. sem falar suas frequentes caveiras e temas relacionados a morte.




vou ficar somente com esses dois exemplos, o que quero dizer com isso, é que o que você desenha reflete você e ao mesmo tempo te influencia..desenhar somente coisas feias, um mundo obscuro, mortes e essas coisas, vai te causar sentimentos ruins, dependendo do nível que você desenhe, muitos mangás tem violência, mas nenhum deles apela ao lado somente da morte, pois é um mangá e conta uma historia, mas ilustrar mortes sem fim e desenhar a si próprio como um doente preso na escuridão, amigos, isso é pura ilusão olhe em volta. você não é assim...seu mundo, o mundo em que vive não é assim, o que é assim é sua mente, sua cabeça... você só está se iludindo, essa parte estou falando para quem passa por isso, e principalmente para os meus amigos de desenho... já percebeu que ao largar o papel você muitas vezes se sente livre? estranho né, você deveria sentir isso desenhando... desenhar tem que  ser algo que nos faça bem, e não algo autodestrutivo.
 não temos ninguém em nosso meio preparado o suficiente para ser profissional, todos são muito amadores no que fazem, eu estou incluído, por mais que admiramos o traço um do outro, só fazemos isso por que sabemos como é difícil se aprimorar... o publico quer algo bom, algo que faça o dinheiro valer a pena, se muitos, muitos mesmo, mangás japoneses não são bons, imagina os nossos, que somos quase crianças no que se trata de experiencia... devemos procurar o que nos falta, com calma e sem se pressionar, desenhar tem que ser algo que vem de você, você tem que querer fazer, não é alguém no seu pé que vai te fazer terminar uma história, isso pode ser desconfortável, por isso tem gente querendo abandonar tudo, reclamando da vida, isso é falta de paciência, todos querem somente atenção... querem ser elogiados, por que? é melhor você saber que é bom, ou não... conhecer a si mesmo, se você sabe, veja bem, sabe e não só acha que é bom, se alguém diz que não tem futuro, somente ignore, e se você sabe que não é bom, saiba também que pode melhorar. só estou postando isso, por que teve uma época que fui muito assim, mas percebi que esse não é o caminho, a internet é um ótimo meio de divulgação, mas ficar muito envolvido com ela só te afasta das suas responsabilidades, todos, em maioria somos jovens, temos que estudar e trabalhar, por que ninguém vai viver de desenho tão cedo, temos gente grande nisso, e nem eles conseguem viver só de desenho... como nós imaturos e jovens vamos conseguir? temos que garantir um futuro, e nunca desistir, pode parecer desmotivador o que estou dizendo, mas não é, não estamos num mangá, como BAKUMAN, estamos na vida real, nossa vida... devemos nos concentrar em nosso futuro sustento, e mesmo que não seja desenhando, vamos continuar nos aperfeiçoando, e mostrando o que sabemos fazer, até chegar a nossa hora de brilhar.
 então, não é impondo pressão e prazos que se evolui, é desenhar com a alma, como algo que te faça bem, melhorar seu traço, experimentar desenhar a realidade, por que isso melhorará seu traço no mangá.
se libertem, evoluam, e quando for a hora iremos brilhar, é essa a mensagem que quero passar... vivam mais  suas vidas, abrace com carinho suas responsabilidades, dosem a ficção, não vivam ela.
quem leu tudo isso, saiba que me sinto muito grato, agradeço também a kari Esteves, que me apoiou quando disse que faria esse post, abraço, e até + o/

Um comentário:

  1. Sempre tive a mesma opinião qto a forma de tratar o traço como parte da personalidade do autor. Acho q faz MUITO sentido, sem contar q mto do q desenhamos é parte do próprio artista sim, há não ser claro, q ele seja pago pra isso. Ótima discussão, acho q outros desenhistas deveriam ler isso.

    ResponderExcluir