sexta-feira, 18 de maio de 2012

Akira, um clássico.

em 1982, um clássico dos animes e mangás começa a ser escrito, seu criador, Katsuhiro Otomo, na época com 28 anos, já era um mangaká experiente com cerca de 5 obras anteriores, mas nada até então era tão grandioso quanto o que viria a ser AKIRA.
Akira é um mangá cyberpunk, que influenciou grandes artistas pelo mundo todo, este que vos fala, comete o pecado de ainda não ter terminado de ler o mangá, porém vi e revi e tresvi, e vi de novo o filme baseado na obra,  o que dizem por ai é que em muitas coisas ambas as mídias diferem entre si, mas não posso afirmar já que ainda não li o mangá, somente os primeiros capítulos...
Akira narra os acontecimentos de neo-Tókio, uma nova Tókio construída sobre os destroços do que era a antiga Tókio, que foi destruída em uma grande explosão durante a III guerra mundial, essa Guerra teria acontecido pelos crescentes poderes paranormais de um garoto chamado Akira, que foi pego por um programa de pesquisa do governo, no mangá, me parece que Akira está vivo e se alia a Tesuo, mas no filme Akira foi dissecado e seus restos mortais ficam guardados em criogenia em baixo do estadio olímpico de Tókio. 30 anos depois de akira ser pego pelo governo, somos apresentados a uma gangue de motociclistas, (suas motos um show a parte)
moto de Kaneda, a mais legal mostrada.
Durante a batalha da gang de Kaneda contra os "palhaços" (não em lembro o nome) Tetsuo, o membro mais novo se envolve em um acidente, onde ele colide com uma criança, criança essa que havia fugido do mesmo programa governamental de pesquisa que capturara Akira, Tetsuo e a criança são levados pelo governo, Tetsuo  é submetido a varias experiencias, isso e o acidente, despertam o poder oculto que ele possuía,  após despertar Tesuo fica perturbado e confuso, isso gera muitos conflitos, contra ele mesmo, contra o governo e principalmente contra seu melhor amigo Kaneda... isso é o que move a trama, pois Tetsuo fora de controle coloca em risco o mundo todo, e pode provocar a qualquer momento outro desastre como o que destruiu Tókio na III guerra mundial.
esses conflitos, a amizade posta em xeque e provada ao mesmo tempo, é o que mais impressiona em akira, o mangá também faz críticas sociais, como a corrupção do governo e o comportamento dos jovens. indico muito a quem não leu e nem viu, ler e e ver

CURIOSIDADE:
vocês sabiam que o personagem K' 9999 de KoF é feito em homenagem a Tetsuo Shima de Akira?

agora algumas imagens do mangá para analisar a arte de Ktsuhiro Otomo
Kaneda
já é complicado desenhar prédios, imagina desenhar assim?
esta é do mangá Domu, posterior a Akira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário