domingo, 11 de dezembro de 2011

Aprendendo.

olá! este post, é mais pra quem me acompanha.
Com o lançamento da revista nacional de mangás ação magazine, muitos novatos viram uma esperança de publicarem seus trabalhos em solo nacional, a aposta da revista é fazer um mangá com conteúdo da cultura de nosso pais, o que é louvável, mas vejo que os antigos companheiros de  D&P estão desnorteados, o amigo Yuri Kroth resolveu sumir, deletando tudo que estava no seu blog o RoB, eu entendo que pode até ser motivos pessoais, mas só sumir assim não é legal, ele tinha leitores eu era um deles, ele podia ter dado explicações melhores e tal, mas isso é com ele. mas eu digo uma coisa, eu posso até sumir deste blog, mas com certeza vou dar uma explicação coerente, afinal, mesmo não tendo muitos leitores fiéis, eu sei que existem pessoas que leem.
bem, eu estou naquele passo, desenhando muito, com varias idéias e com muita vontade, ultimamente tenho notado que depois da ação os desenhistas resolveram fazer suas historias com temas nacionais, até ai tudo bem, mas o mangá que faz sucesso não é nacional, não é sobre a joana que quer se casar com um índio e nem sobre o pedro que quer ser jogador de futebol, é o mangá que traz características originais independente do tema que aborde e aquele que traz as características técnicas bem feitas. resumindo é o mangá feito por profissionais. então você que quer ser um quadrinista profissional coloque na sua cabeça que o que você precisa é crescer e aprender com o publico, se você tem um certo publico e o abandona você só prova ser um bebê chorão. um brasileiro pode sim fazer um mangá que aborde temas orientais, desde que ele trate a obra com qualidade e profissionalismo, e de forma a gradar o publico, se escrever sobre algo fora da sua nacionalidade não fizesse sucesso o desenho animado Avatar a leda de Aang não teria feito. O que faz sucesso é a obra de qualidade, se não tem qualidade não importa sobre o que fala, não fará sucesso.


como um bônus, apos o recado venho trazer uns exercícios no photoshop, que eu não domino ainda.


desenho ainda não finalizado.
estudo a partir da minha própria mão.

2 comentários:

  1. Todo o artista que torna sua obra visível às massas tem que ter em mente que ele pode não ser um Eiichiro Oda da vida, mas certamente terá seus leitores fiéis. Altamente compreensível, mas todo o artista tem seu momento recolhimento, organizar ideias (bem, isso é o que todas as pessoas fazem, na verdade).
    Quanto ao brasileiro escrever sobre o Japão, acho que é uma tarefa "tiro no pé", porque escrever sobre uma cultura diferente da que você é acostumado exige no mínimo estudo sobre ela, pra não fazer cópias genéricas de obras já existentes. Também não sou contra o artista que quer fazer uma historia de samurais, mas seja no mínimo coerente, faça uma pesquisa. Certamente a qualidade do trabalho será maior.
    Os seus treinos no photoshop ganharam uma boa volumetria. A mão ficou parecendo tridimensional.

    Beijos e, saiba que sou uma das pessoas que acompanha o seu blog aqui, ok?

    ResponderExcluir
  2. Falou bem João Henrique , e falou exatamente o que eu acho , que a gente tem apenas que ser original e não necessáriamente nacional. E é lamentável que o pessoal suma e deixe seus leitores, que lhe prestigiaram em primeiro momento para trás. É como esquecer de onde veio só pensando para onde vai.
    Não acho que para criar algo precisa abandonar seu blog , afinal a muitas coisas que podemos mostrar como artistas, desenhos , idéias
    A mão que vc vez está perfeita, parece uma mescla legal de 2d e 2d ^^

    ResponderExcluir