quarta-feira, 16 de março de 2011

Brasileiro faz sucesso como desenhista de mangá no Japão



Thiago Furukawa Lucas (foto Ewerthon Tobace)
Thiago Lucas já está em seu segundo mangá no Japão
A rotina de Thiago Furukawa Lucas, de 24 anos, é tão corrida quanto a dos imigrantes brasileiros que estão nas fábricas japonesas.
Ele trabalha cerca de 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Mas o jovem não reclama. Está feliz, pois realizou o sonho de ser desenhista profissional de mangá, profissão almejada por muitos japoneses e também estrangeiros.
Escondido sob o pseudônimo de Kamiya Yuu, o brasileiro está no seu segundo trabalho, intitulado Greed Packet Unlimited. A história é publicada mensalmente pela Ascii Media Works, uma das principais editoras do país.
"Ele tem muitos fãs", entrega a editora-chefe Michiko Doi.
O roteiro de Greed Packet Unlimited é bastante curioso. Fala de um mundo em que jovens usam o celular para ter acesso a poderes especiais, mas precisam dar um jeitinho para pagar as bilionárias contas de telefone.
Cada magia consome "packets" e vem daí o nome do mangá: algo como "Desejo por packets ilimitados" em tradução livre.
Futuro promissor
O mangá anterior de Lucas, chamado Earise (Earth), durou três anos e foi também um sucesso.
"Ele tem talento e seu trabalho tem potencial para crescer muito mais", elogia Michiko.
Entre os profissionais que trabalham para a revista Dengeki Maoh - são cerca de 20 desenhistas -, onde os trabalhos de Thiago são publicados, ele é o 5º mais popular.
Com um japonês afiado, o paulistano diz, no entanto, que ainda é um aprendiz da arte.
"Tenho muito para melhorar", fala. "Hoje vejo que meu primeiro trabalho não está bom. Se pudesse, desenharia tudo de novo", afirmou.
Descoberto por um "olheiro" numa feira de mangá, Lucas começou fazendo bicos. Isso foi há quase quatro anos. Hoje, para dar conta de entregar os capítulos no prazo, ele tem a ajuda de três funcionários.
"Quando entra muito serviço, chego a ficar até dois meses sem sair de casa", diz.
No começo, como não tinha experiência, Lucas chegou a dormir apenas três horas por dia para conseguir terminar os desenhos.
Greed Packet Unlimited (foto: Ewerthon Tobace)
"Greed Packet Unlimited" fala sobre um mundo de celulares poderosos
"É uma profissão muito estressante e a cobrança é grande", entrega o rapaz. "Mas estou muito feliz com essa profissão", ressalva.

3 comentários:

  1. bem interessante essa esperiencia, gostei, mostra como nosso trabalho pode ser reconhecido quando fazemos bem feito! mas sinceramente, amos desenhar e escrever, mas ficar dois meses sem sair de casa nao é comigo mesmo, ai já gera estress. por isso q os mangakás independentes tem mais vantagens, vao de acordo com as forças, as editoras precionam muito e mudam tambem a forma do mangaka aprendentar seus trabalhos. sou a favor dos escritos e desenhistas independentes!

    meu blog - http://justanimesemangas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. pra mim nao seria problema nehum ficar dois meses sem sair de casa, ja faço isso mesmo! XD
    eu amo mangá... meu sonho é chegar no minimo aonde o Thiago ai chegou... quero ser mangaká não importa o que aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu penso igual a vc nada vai me faser midar.de escolha

      Excluir